Mais uma edição do projeto Sindicultura ficará marcada na memória de quem teve oportunidade de assistir aos recitais do tenor lírico, Rafael Zago, que se apresentou nas cidades de Cajazeiras, Sousa e Patos, na semana passada, dentro do projeto Sindicultura, realizado pelo Sindifisco-PB.

O primeiro concerto aconteceu no teatro Ica, em Cajazeiras, quarta-feira última (18/10). No dia seguinte, Rafael se apresentou no teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste, de Sousa, ocasião em que o público pôde também assistir a uma breve apresentação do coral Doce Melodia, regido pelos maestros Pablo Porfírio e Expedito Lopes. O coral é formado por 20 crianças, e é resultado de um trabalho social com meninas e meninas do bairro do Mutirão, coordenado pela Fundação Municipal de Cultura. Durante a apresentação de Zago, as crianças se mostraram empolgadas e interagiram bastante com o tenor, fazendo coro para alguns canções executas. 

No recital de Patos, o tenor reservou ao público uma surpresa muito especial, que emocionou e arrancou fortes aplausos de todos que estavam na Concha Acústica, na sexta-feira (20/10). Para a “Morada do Sol”, diante do clima festivo do aniversário de emancipação política, neste dia 24, Rafael Zago, encerrando o evento, executou o hino da cidade ao piano em uma versão lírica, arranjo dele mesmo para os versos do patoense, Amaury de Carvalho.

Nos três eventos, os concertos foram divididos em dois momentos. No primeiro deles, o tenor executa ao piano canções consagradas por grandes nomes, tais como Andrea Bocelli, Plácido Domingos, Paul Anka, Roberto Carlos, Agnaldo Rayol, entre outros. Na segunda parte, Rafael revela suas qualidades de multi-instrumentista, e de posse do acordeon levou a plateia a uma viagem sonora, detalhando como o instrumento é tocado em vários países e, claro, no Brasil, especialmente na região Nordeste.

Natural de Birigui, interior de São Paulo, o tenor Rafael Zago se apresentou pela primeira vez no Sertão do Estado. Não é exagero afirmar que ele conquistou, efetivamente, o público, tendo em vista o carisma, repertório e potencial vocal, qualidades essenciais que fazem com que ele exprima muita emoção durante sua performance nos palcos.

O presidente e o secretário-geral do Sindifisco-PB, Wagner Lira e José Di Lorenzo, respectivamente, acompanharam a breve turnê de Rafael Zago, onde destacaram, nas três cidades, a importância do projeto Sindicultura como formatador de arte, ao oferecer de forma gratuita opções de lazer ao público.

Clique e veja as galerias de fotos:

Cajazeiras

Sousa

Patos