Uma das constantes reivindicações da diretoria do Sindifisco-PB, junto à Secretaria da Fazenda (Sefaz-PB), é a cobrança por investimentos na estrutura física das repartições fiscais em todo o Estado, de forma que auditoras e auditores desenvolvam suas atividades de fiscalização com condições mínimas de trabalho para uma boa prestação de serviço aos contribuintes.

A diretoria encaminhou ofício ao Governador do Estado, no qual cobra providências no sentido de adotar uma política permanente de investimento no setor, com objetivo de resolver problemas existentes, detectados a partir de denúncias de auditores, bem como de levantamento feito, in loco, pela própria diretoria.

Entre as avarias apontadas, estão viaturas que não atendem às exigências do trabalho de fiscalização, prédios com estruturas danificadas, falta de segurança durante o acompanhamento das abordagens de fiscalização e, não menos grave, “apagões” no sistema tecnológico da Sefaz-PB, como o ocorrido no dia 3 de maio, que perdurou por cinco dias consecutivos e, até o momento, existem ainda módulos que não foram normalizados.

Segundo o presidente do Sindifisco-PB, Wagner Lira, não existe uma justifica para a inércia da Sefaz-PB, pois o Estado dispõe de recursos à disposição, o que se pode observar no Portal da Transparência. “O que falta é vontade política. Do total de despesas previstas para investimentos na Secretaria, que é de mais de 108 milhões de reais, no acumulado de 2020 a 2022, foram investidos apenas 6,49%”, disse Wagner.

Diante da gravidade dos fatos, a diretoria apela para sensibilidade do Governador em atender ao pleito do Sindicato, pois os investimentos trarão retorno imediato à Paraíba considerando a posição estratégica que a Sefaz-PB ocupa na estrutura administrativa estadual.