Dando sequência ao ciclo de palestras do 8° Enape, o Encontro promoveu nesta terça-feira (8), a palestra “Inclusão Digital para a pessoa idosa”, ministrada pelo especialista em marketing, Wagner Greehalgh.

O palestrante iniciou os trabalhos falando sobre o contexto atual, onde estima-se que até 2050 os idosos serão 30% da população mundial. “A população mundial está mais madura e o percentual de idosos vem crescendo e se conectando também”, pontuou Greehalgh.

Segundo o palestrante, a COVID-19 foi um dos fatores cruciais para o apego tecnológico dos idosos nos últimos anos. “O aumento das lives no Instagram, chamadas no WhatsApp, a presença dos digitais influencer, a saudade da família, tudo isso colaborou para essa aproximação com a tecnologia”, afirmou o palestrante.

Esse afago foi fundamental para que os demais idosos conseguissem se enxergar nesse espaço, vendo ali o universo de possibilidades que a tecnologia oferece, como redes de relacionamento, compras, lazer, entre outras.

Finalizando, Wagner ainda ressaltou a obrigação do poder público em fomentar a inclusão digital para as pessoas idosas, inclusive para a população de baixa renda, com um olhar mais cuidadoso e muita paciência, para que se sintam acolhidos e seguros durante o aprendizado.

“Isso dá autonomia a eles, uma independência, melhorando assim a confiança, autoestima e o estreitamento de laços sociais”, concluiu.

 

Fenafisco