70º Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (Encat), realizado de 12 a 15 de julho, em Bento Gonçalves (RS).

Na oportunidade, Malhani realizou uma apresentação institucional da Federação, informando sobre os principais atividades da Fenafisco nos últimos meses. Em sua fala, o diretor contou aos presentes sobre desenvolvimento do site Barões da Dívida e o quanto algumas empresas de porte nacional e internacional se financiam através do processo de inadimplência do pagamento de impostos aos estados e ao Distrito Federal.

Ainda no encontro, Malhani detalhou o trabalho conjunto da Fenafisco com as entidades nacionais representativas o Fisco em relação ao PLP 17/2022. “Esse projeto trata-se da maior ameaça às condições de trabalho do fisco em todos os níveis de governo no país.  A sociedade não poderá contar com um estado apto a prover minimamente suas demandas diante da enorme alteração no perfil de trabalho das unidades de receita. Ao contrário de assegurar os direitos do pagador de impostos, acabará por criar condições de proteção a sonegadores”, pontuou Malhani.

O evento, organizado pela Secretaria da Fazenda do RS (Sefaz RS), integra representantes das secretarias de Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos estados e do Distrito Federal. Conforme os organizadores, “visa à harmonização tributária entre as Unidades da Federação e ao aperfeiçoamento das normas e práticas fiscais”. Os encontros ocorrem, em geral, a cada três meses, em diferentes cidades do Brasil.

Fenafisco