A Câmara dos Deputados aprovou, quarta-feira última (9), o texto-base do Projeto de Lei 6.922/2002, batizado de “PL do Veneno”, uma vez que a proposta pretende flexibilizar o uso de agrotóxicos no Brasil.

O PL tramitava há 3 anos na Casa e voltou a ser movimentado, inclusive com pedido de urgência para votação, e devido às mudanças no texto volta para o Senado.

A quem interessa a aprovação de um projeto tão nocivo à saúde da população, senão ao Agronegócio que visa unicamente o lucro fácil e imediato em detrimento ao meio ambiente e à coletividade. É preciso dar um basta. Somente em 2020, por exemplo, foram liberados 562 tipos de produtos químicos, todos ofensivos à água, ao solo e ao ser humano trazendo riscos à vida dos cidadãos.

O Sindifisco-PB lamenta o equivoco da Câmara, inclusive com apoio de alguns deputados paraibanos, e se junta às entidades defensoras do meio-ambiente e a população brasileira que reprovam o PL. Além disso, espera que o Senado rejeite o texto do PL, com votos da bancada da Paraíba, fazendo honrar o mandato.