Nos recentes ofícios enviados ao Governo do Estado, o Fórum dos Servidores Públicos, o Sindifisco-PB, a Afrafep e a AFAEP, chamam a atenção para os valores da defasagem salarial dos servidores públicos do Estado da Paraíba.

Conforme levantamento, as entidades representativas dos servidores demonstram a defasagem salarial de 22,80 % nas remunerações, somente no Governo de João Azevedo.

Se tomarmos como base unicamente esses percentuais, já é possível avaliar o grau de dificuldade que os servidores públicos estão enfrentando no dia a dia, com os salários achatados pela inflação. Os problemas são ainda maiores quando se consideram os percentuais de perdas inflacionárias dos últimos dez anos, que totalizam 77, 80%.

As entidades representativas dos servidores apelam para a sensibilidade do Governo João Azevedo e lideranças políticas, a fim de conceder a recomposição salarial de forma linear, beneficiando todas as categorias. Afinal, o Estado da Paraíba está equilibrado financeiramente, inclusive tendo alcançado um superávit de mais de R$ 1,5 bilhão, de janeiro a outubro último, em relação ao mesmo período do ano passado.