A defasagem salarial dos servidores públicos estaduais, na Paraíba, vem causando enormes prejuízos aos trabalhadores do serviço público, que estão perdendo o poder de compra devido a frequentes altas nos preços.

 

Desde o ano de 2012, o Estado tem a lei da data-base que, em tese, serviria para aplicar o reajuste geral e corrigir os salários dos servidores públicos, anualmente.

 

Contudo, a lei não foi cumprida e as perdas de janeiro de 2011 até o momento são de 74,71%. No atual Governo, por exemplo, foi concedido um reajuste bruto de 5% em 2020, porém com a elevação da alíquota da contribuição previdenciária, que passou de 11% para 14%, esse aumento representou apenas 1,46%.

 

Por sua vez, a receita do Estado apresentou superávit de mais de R$ 1,2 bilhão no acumulado de janeiro a setembro deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, ou seja, 14,30% a mais de incremento nos cofres estaduais.

 

O Fórum dos Servidores Estaduais confia na sensibilidade e vontade política por parte do governador, João Azevedo, para cumprir a data-base, garantindo um percentual de reajuste que seja capaz de atenuar as perdas inflacionárias acumuladas.

 

Registre-se: o Estado da Paraíba paga um dos piores salários do País.